A chamada de Deus desafia o homem para uma vida de fé e sem fronteiras."Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia." (Hb 11.8)
Gênesis 11.31,32
31 E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.Gênesis 12.1-51 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Este homem perderia todas as conveniências de uma cidade civilizada para ir a um lugar desconhecido, sujeito a toda sorte de peripécias, a fim de aprender a depender continuamente dAquele que o chamou.Abraão foi este homem.Ele estava talhado para este empreendimento divino.De fidelidade e obediência incontestáveis prestou-se resolutamente aos planos de Deus.O altíssimo cercou-lhe de todas as promessas e pôs-lhe a frente um supremo alvo: ser pai de uma numerosa nação."
São muitos os exemplos de fé descritos na Bíblia, mas destaca-se, com especial tratamento,o de Abraão, o qual é denominado "pai da fé". A palavra fé, do ponto de vista escriturístico, tem o significado básico de "fidelidade":
"A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens." (Sl 36.5)
" Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará." (Sl 37.5)Na verdade, o estudo da vida de Abraão é de grande valor pelo fato de ser ele o pai da nação eleita - Israel, e pai na fé de todos os que creem em Deus. A sua chamada divina se reveste de um caráter especial, por ser o ponto de partida para a formação do povo que, em meio aos cananeus idólatras, serviria a Deus, como único, invisível e verdadeiro Deus.
I -A vida de Abraão antes da sua chamada
Depois do juízo divino do Diluvio e a confusão das linguas de Babel, os povos descendentes de Sem, Cão e Jafé esplharam-se sobre a face da terra. Conforme a genalogia de Abraão, sua descendencia veio de Sem, a lilnhagem da promessa messianica:"10 Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.
1. O primitivo nome de Abraão
Seu nome original Abrão (Gn 11.26) siginificava "pai elevado", ou "pai das alturas". Posteriormente, depois de uma aliança feita com Deus Altissimo, seu nome passou a chamar-se Abraão que significa "pai fecundo" ou "pai de uma multidão":E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto; (Gn 17.5)
2. Os ancestrais de Abraão
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Sin, o deus-lua |
O antigo nome da região, Sinar, vem de "Sin", o "deus-lua" adorado naquela cidade. Logo, conclui-se que os progenitores de Abraão não conheciam o Deus verdadeiro; eram idólatras:
Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses.Como Abraão veio a conhecer o Todo-Poderoso, não está revelado.
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
3. A esposa de Abraão, Sara
E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá.Quando Deus ordenou a Abraão que saisse de sua terra e do meio de sua parentela, naturalmente , isso não significaria ele abandonar a sua esposa, então chamada Sarai. Ela estava inclusa no plano de Deus para ser mãe de uma nação especial. O antigo nome dessa mulher, Sarai, significava "princesa", mas após o encontro de Deus com Abraão, seu nome passou a ser simplesmente Sara, para denotar o seu futuro papel de "mãe de muitas nações".
E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali. (Gn 11.29-31)E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. (Gn 12.5)
Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.Deus não separa casais, nem desfaz casamentos, isto acontece pela maldade humana, quebra da lei divina e pelo pecado, como Jesus deixou claro em Mateus 19.8
O Eterno quer que todos os cônjuges permaneçam unidos para o cumprimento dos seus desígnios.Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.
II - A chamada de Abraão
Deus chamou a Abraão do meio de um povo idólatra.Diz a Escritura que Ele mesmo apareceu a Abraão estando ele na casa de seus pais:Abraão vivia em um mundo corrupto e idolatra e dauele meio Deus o cercou de todas as promessas e pos-lhe na frente um alvo supremo: ser pai de muitas naçoes, e entreestas, uma seria especialmente designada pela presciencia divina para ser a representante dos interesses do Altissimo na terra.
1.A tríplice ordem de Deus a Abraão
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. (Gn 12.1)Na chamada de Deus a Abraão, há tres determinaçoes nas quais estão a essencia do plano divino para ele. A primeira foi: "Sai-te da tua terra", isto é, Deus tinha uma outra terra, fértil e promissora para ele viver.A partida era indefinida e o lugar para onde iria era desconhecido por eles. O grande patriarca deveria partir, independente do desconhecimento dos detalhes. Na verdade, o que Deus queria era que Abraão partisse sem olhar para tras, ou sem pensar em retorno. A terra onde ele habitava seria um transtorno para os planos divinos. Su saida de Ur dos Caldeus deveria ser para ele um desprendimento completo;uma renuncia total, material, social e espiritual.
A segunda ordem de Deus foi: "sai-te do meio da tu parentela". Com execao da sua esposa Sara, ninguem mis da sua familia deveria acompanha-lo naquele peregrinação á terra que Deus lhe havia designado. Mas Abraão, constrangido pel idade de seus velho pai Terá, decidiu leva-lo tambem. Ainda, um sobrinho muito ligado á familia, chamado Ló, resolve unir-se ao patriarca na viagem. Esses laços familiares deveriam ter sido evitados para que Abraão e sua esposa não tivessem qualquer impediemnto no caminho preparado por Deus.
Viajaram quase 1000kms e chegram a Harã.Ali o idoso Terá não pode mais prosseguir a jornada. Custou caro a Abraão cortar esses laços familiares.Ele deveria ter obedecido a Deus sem reservas e , então, sua viagem de fé teria o devido êxito.
A terceira exigncia divina foi: "vai para a terra que eu te mostrarei".A terra prometida a Abraão estava muito além de Harã:
E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus. (Gn 17.8)A esta altura prendemos uma lição preciosa. Quando Deus nos chama nada deverá nos prender a este mundo, porque Ele cuida de tudo.
2.Abraão vai para Harã e Siquem
Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.Abraão acumulou riquezas em Harã, mas o seu coração nao estava naquele lugr. Ele decidira fazr toda vontade de Deus e partiu de Harã para Canaã, chegndo a Siquem. Seu pai já havia morrido e nada mais o deteria em Harã. Sua fé em Deus lhe deu forçaas para prosseguir. Em Siquem, o Senhor lhe apareceu, refirmou-lhe as promessas anteriormente feitas e mostrou-lhe toda a terra dos canneus, a Canaã prometida.
E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.(Gn 12.4-8)
3.Abraão muda de Siquem para Betel
Foi em Betel,"casa de Deus", que Abraão edificou um altar ao Senhor.Agora, naquelas terras, Abraão sabia que, no tempo próprio, ele as teria como cumprimento das promessas divinas. Betel, daqui para a frente, sempre lembrará ao crente um lugar de oração, de encontro com Deus, de decisões importantes na vida espiritual.III - O caráter da chamada de Abraão
A chamada de Abraão tem caracteristicas valiosas para o nosso ensino. O Deus que chamou Abraão é o mesmo que continua chamndo e convocando homens e mulhres par o cumprimento de seus designios.1. A soberania de Deus
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Tu és o Senhor, o Deus, que elegeste a Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão.
2. A escolha de Abraão por Deus
Tenhamos em mente que Deus não faz acepção arbitraria de pessoas. Com Abraão Deus inicia uma dispensação especial, a dispensação da promessa e , dentro dessa dispensação, Deus seleciona e escolhe pessoas para cumprirem missões especiais. Abraão foi escolhido por Deus par ser pai de uma nação que o adoraria e representaria seus interesses na terra perante todas as nações. Primeiro Deus escolhe um homem, Abraão; depois, da sua semente, escolhe uma tribo, Judá e, dessa tribo, escolhe um rei, Davi; e através da descendência de Davi, traz ao mundo, seu Filho Jesus, como o Verbo encarnado, para sr o Salvador do mundo.
E
tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os
bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e
saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
Gênesis 12:5
Gênesis 12:5
Conclusão
A chamada divina feita a Abraão coloca-o entre aqueles que Deus em sua presciencia conhecia e , por isso, o escolheu para ser o homem a cumprir os seus desígnios. Abraão foi obediente á chamada diina pautou toda a sua vida pelo principio de fazer a vontade de Deus.
Ele
é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos
são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Deuteronômio 32:4
Deuteronômio 32:4
A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens
Salmos 36:5
Salmos 36:5
Ele
é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos
são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Deuteronômio 32:4
Deuteronômio 32:4
A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens
Salmos 36:5
Salmos 36:5
A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens
Salmos 36:5
Salmos 36:5
A tua misericórdia, Senhor, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens
Salmos 36:
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